Tipos de problemas de pele em Buldogues

Tipos de problemas de pele em Buldogues

Existem doenças dermatológicas mais comuns em determinadas raças do que em outras, a principal causa disso são alterações genéticas e/ou doenças hereditárias, que acabam sendo repassadas e perpetuadas na raça. 

Os Buldogues em específico também tem alterações anatômicas características da raça, que favorecem algumas dermatopatias.

 
Atopia (Dermatite atópica) 

Doença alérgica, genética hereditária causada por alterações do sistema imunológico, que reage de forma “exagerada” a substâncias principalmente ambientais como: ácaro da poeira doméstica, pólen, plantas, podendo ser piorada por outras alergias como alergia alimentar ou a picada de ectoparasitas.

A principal manifestação clínica é a coceira intensa que pode afetar o corpo todo em especial orelhas (com otites recidivantes), entre os dedos, região genital e inguinal, axila e flancos.

Demodiciose 

Popularmente conhecida como sarna demodécica ou sarna negra, causada por um defeito imunológico específico, hereditário, que faz com que o organismo deixe de produz ou produza muito pouco, células de defesa específicas para combater o Demodex canis.

O tratamento permite a cura/alta clínica, porém há casos que recidivam ao longo da vida, tendo o animal que ser monitorado com frequência. 

Dermatite das pregas cutâneas (Intertrigo)

Os Buldogues apresentam em sua anatomia normal, pregas faciais/nasais, caudais, vulvares e as vezes em extremidade de membros (mãozinhas).

Estes pregas causam atrito da pele, deixando o local inflamado, que pode produzir substâncias que deixam o meio úmido, predispondo a infecções fúngicas (malassezia) e bacterianas. 

Piodermite e foliculite bacterianas

São causadas por bactéria da própria pele, que se reproduz em excesso secundário a causas de base (principalmente causas alérgicas) ou de forma primária (idiopática, sem causa de base por alteração imunológica).

A piodermite se limita a pele principalmente de áreas sem pelo como região ventral, e se manifesta por pápulas ou pústulas que se rompem levando a descamação local, já a foliculite afeta a base dos folículos pilosos, levando a perdas focais de “tufos” de pelo, podendo afetar todo  o corpo do cão.

Ambas podem causar coceira moderada a intensa no cão afetado.  O tratamento varia de acordo com a causa de base e gravidade do quadro, pode incluir banhos com shampoo medicamentos, sprays e antibióticos sistêmicos.

Todas as doenças de pele precisam de um cuidado a mais, por isso a Animal Balance pensando em como deve ser difícil ver nosso pet sofrer assim, criou uma linha com Shampoo, condicionador e Balm hidratante para fazer todo o tratamento do seu Pet utilizando apenas ativos naturais!

Sendo assim não sobrecarregando o organismo do seu pet e ainda sim tendo efeito certeiro

Acelera o processo de cicatrizaçãoAlergiaAlopecia em cãesAnimal balanceBanhoBarbatimaoBuldogue francesBuldogue inglesBulgogueBullBulldogBulldog francesBullgog inglesCalvície caninaCicatrizante de curcuma para cachorroCicatrizante para dermatite petCicatrizante petCistoCoceirasCopaibaDapeDermatite alergicaDermatite em cãesFungosIrritação na peleLambedurasMicosePelosPerda de pelosPiodermitePomada para dermatite cachorroPomada para dermatite em caesPugPugsRessecamentoSarnaSubpeloTratamento natural para dermatite em cãesVermelhidões