Tédio, estresse, fungo e até dor explicar um cachorro lambendo a pata excessivamente. Mas, afinal, como a gente consegue descobrir a causa e, por fim, como resolver o suposto problema?
É comum ver cachorros lambendo a própria pata. Isso pode ser só para se higienizar, mas também um sinal de alerta para algo de errado que ele esteja sentindo.
São diferentes os perfis de cães que lambem as patas. Tem aquele cachorro que lambe a pata em qualquer momento. Que acorda no meio da noite para lamber as patas. Tem aquele outro que só lambe as patas quando não tem nada para fazer.
Deita no chão e lambe as patas. Tem também aquele que lambe a pata, o chão, o sofá, o tutor, a roupa do tutor, a parede e qualquer outra superfície que possa encontrar. Mas o caso mais angustiante é aquele cão que não só lambe uma patas, como lambe todas, morde a ponto de machucar e até arranca os pelos.
Seja qual for o perfil do seu cachorro lambendo a pata, o primeiro passo é levar ao médico-veterinário. Problemas dermatológicos, gástricos e até ortopédicos podem levar um cão a lamber as patas. Sanadas as questões clínicas, vamos ao comportamento.
Os cães aliviam o estresse através da boca. Tipo a gente roendo unha ou comendo até o cotovelo por estresse ou ansiedade. Mas o cachorro foi educado desde pequeno a não roer móveis, chinelos ou qualquer objeto pela casa. É cada bronca que ele recebe, que Deus me livre!
Mas, ao mesmo tempo, você não dá brinquedos para ele. Afinal, “ele destrói tudo”. Sem opção para aliviar aquela angústia da rotina, o cão encontra sua pata. Bastam algumas lambidinhas para ter aquela sensação de relaxamento, de alívio.
Aí, para resolver o problema, você briga, passa pimenta, coisas amargas, enfaixa a pata, põe cone e inventa qualquer loucura para o cão parar de se autoflagelar. Mas mesmo assim ele arranja um jeito de voltar a lamber a deliciosa pata.
Existem diversas causas para esse incômodo. A alta temperatura das calçadas ou asfalto por onde o cachorro passeia. Esse é simples de ser resolvido. Basta colocar sapatinhos na hora de sair de casa. Caso ele não se adapte aos calçados, procure as horas mais amenas do dia para realizar passeios.
Se o seu pet estiver um pouco mais incomodado e ao lamber der mordiscadas isso pode ser sinal da presença de pulgas, carrapatos ou ácaros. É preciso examinar a pele e se for encontrado algum parasita, leve-o ao veterinário para que ele seja avaliado clinicamente e receba o tratamento específico.
Ainda há a hipótese de alergia. Sim, os cachorros podem ser alérgicos a alguns tipos de grama ou pólen. É preciso estar sempre atento às atitudes do cãozinho após o passeio. Para amenizar esse problema você pode aplicar o Balm da Animal Balance nas patas, ou ainda usar o shampoo e condicionador da animal balance para um tratamento mais eficaz. Caso não seja suficiente, testes estão disponíveis para avaliar a condição do seu animal, para qual agente ele tem resposta imunológica mais exacerbada e assim permitir o controle mais eficiente evitando o contato com estes possíveis alérgenos.
E por último, seu cachorro pode estar tendo alguma alteração de comportamento. Ele está ficando muito tempo sozinho? Não tem recebido atenção suficiente? Tem exercitado pouco? Não tem brinquedos ou passa-tempos? Fique de olho! Animais também se sentem solitários,deprimidos e podem se estressar!
Afinal, o que fazer quando o cachorro lambe muito a pata? Muito simples, meu caro tutor. Ofereça coisas para o seu pet roer, lamber, destruir. “Ah, mas ele tem vários ossos e não liga”, você deve estar pensando. Além do que oferecer, o segredo está em como oferecer.
Ofereça muitos mordedores
Não adianta deixar aquele mesmo osso lá jogado na sala, todos os dias. Tudo que é rotineiro, acaba em algum momento perdendo a graça. Por isso, o ideal é ter pelo menos um mordedor diferente para cada dia da semana.
De preferência, os mordedores devem ser de materiais distintos: nylon, borracha, tegumento (casco, chifre), vísceras (traqueia, esôfago, bexiga, intestino), legumes e frutas. Tudo que faça croc-croc. Nada de oferecer banana ou mamão. Ele precisa roer, não comer.
Desafios mentais são fundamentais
Além disso, é importante oferecer desafios mentais, através de tabuleiros, treinos ou qualquer atividade cognitiva. Além de dar foco, o cão vai ficar cansado mentalmente e depois vai relaxar. Isso sem falar dos passeios e exercícios físicos, que também são super importantes.
O problema não é o cachorro lamber a pata. Mas o motivo que está levando ele a lamber a pata. Normalmente é tédio e falta de enriquecimento ambiental. Então, mão na massa para enriquecer a rotina do nosso peludo!
Quais causas podem ser ?
Definitivamente, a razão mais comum são as causas comportamentais. O estresse, ansiedade, ócio, depressão ou até mesmo a falta de atenção podem desencadear o problema. Quando um cachorro fica muito tempo parado, ele busca outras formas de gastar toda a energia disponível, entre elas a lambedura.
Cães que lambem o focinho sem parar ou as patas, por exemplo, podem estar dando sinais de que estão passando por estresse, e isso foi muito relatado por pais de pets durante a pandemia, com as mudanças na rotina dos animais.
Outro motivo comum para um cachorro se lambendo muito é a presença de parasitas. Já imaginou o quanto deve ser agonizante ter uma pulga entre os dedos te mordendo a todo momento? Obviamente que você também se lamberia excessivamente.
Além de parasitas, como pulgas, carrapatos e fungos, outros fatores externos também podem ser a razão do problema, como espinhos ou resto de shampoo que ficou por ali depois do banho.
Basicamente, um cachorro com alergia pode estar muito incomodado e, por isso, se lambe a todo momento para aliviar a coceira. Em casos como esse, apenas um médico veterinário pode fazer o diagnóstico para descobrir qual o tipo de alergia que o cachorro tem. Mas é preciso ser rápido, pois, se não tratada, a lambida pode causar outro problema: a dermatite por lambedura.
A princípio, como a gente adiantou lá no começo desse texto, o hábito de se lamber é muito comum, já que todo cachorro adora dar uma lambiscada aqui, outra ali e, às vezes, até nos humanos. Entretanto, quando um pet deixa de fazer suas atividades para se lamber, é um sinal ainda mais grave.
Existem cães que param de comer, acordam no meio da noite para isso ou até mesmo param no meio do passeio para se lamber. Se isso for algo pontual, que aconteceu somente uma vez, não é motivo de desespero, mas se for constante, sim. Identificar os momentos e motivos para que ele esteja fazendo isso é fundamental, assim como consultar um médico veterinário.
Como saber se o problema é comportamental ?
existe um método para descobrir se a lambedura excessiva é causada pelo tédio ou estresse. Em uma semana, você deve:
-Dar brinquedos mordedores para cada dia
Oferecer uma das refeições do dia em um brinquedo recheável
-Passear diariamente por, no mínimo, 10 minutos
Não brigar ou dar bronca caso veja ele se lambendo
-Brinque com ele por, pelo menos, 15 minutos diariamente
-Colocar uma música calma antes de dormir, acalmar a respiração e fazer um carinho nele.
Caso o cachorro continue se lambendo muito, o ideal é procurar um médico veterinário de sua confiança, pois dificilmente a razão está ligada a algum problema comportamental.
Mesmo fazendo tudo isso ele ainda continua ? Então vamos para as próximas alternativas para ficar de olho.
Limpeza Pessoal
Assim como os gatos, os cachorros são criaturas extremamente limpas. Lambendo suas patas, eles podem estar realizando uma espécie de "banho" pessoal para se livrar da sujeira, poeira ou restos de comida que podem ter se acumulado em suas patas durante suas aventuras diárias.
O hábito de se lamber é natural, mas um cachorro se lambendo muito, isto é, de forma excessiva, é um sinal muito aparente de que algo não vai bem com ele, seja física ou mentalmente.
É normal os cães se lamberem todos os dias para se limparem. Porém, um cachorro se lambendo muito pode estar com algum problema de saúde ou de comportamento.
Quando eles se lambem muito, pode ser para aliviar a dor de algum local, por estarem com parasitas como pulgas e carrapatos, por exemplo, para aliviar a coceira por problemas de pele ou quando estão estressados ou ociosos.
Alívio de Coceira
Uma das razões mais comuns para um cachorro lamber suas patas é a coceira. Pode ser causada por uma variedade de fatores, como alergias a alimentos, alérgenos ambientais, picadas de insetos ou irritações na pele. Lambendo as patas, eles tentam aliviar o desconforto.
Os cachorros têm o costume de coçar e até morder a própria pele quando estão com algum tipo de alergia ou infecção.
No caso de quadros alérgicos, as causas podem ser alimentos, produtos de limpeza, poeira e pólen. Além das coceiras e mordidas excessivas, os sintomas incluem vermelhidão na pele, lambidas e até mesmo perda de pelo.
Já os processos infecciosos, sejam fúngicos ou bacterianos, afetam principalmente as orelhas, patas e focinho dos cães.
Muita atenção aos sintomas e comportamentos dos cães. Em ambas as situações, esses problemas dermatológicos precisam de uma solução rápida. Leve o seu pet o quanto antes ao veterinário para um tratamento adequado.
Isso porque a coceira e mordidas em excesso são prejudiciais à pele do animal. Ou seja, causam feridas, deixam a área irritada.
O veterinário costuma realizar exames laboratoriais e recomendar a administração de medicamentos para minimizar os sintomas de coçar e morder.
Além disso, existe uma outra causa chamada de síndrome da automutilação. De difícil diagnóstico, a condição acontece por razões neuropáticas, como dermatopatias e estresse.
Em suma, coceiras e mordidas em excesso são sinais dessas condições, que precisam de uma investigação profissional para identificar a causa. Então, não hesite em procurar um veterinário para orientá-lo.
Ansiedade e Estresse
Os cachorros também podem lamber suas patas como um meio de lidar com o estresse e a ansiedade. Assim como as pessoas roem as unhas quando estão nervosas, os cães podem lamber suas patas como uma forma de automedicação para acalmar seus nervos.
Desde filhotes, os cães são lambidos pela mãe, lamber é um comportamento natural canino. Por meio de lambeduras os cães dão demonstrações de afeto ou se higienizam.
Contudo, as lambidas podem se tornar repetitivas demais e podem estar associadas a ansiedade do animal. Um comportamento semelhante ao que ocorre quando o cão late sem parar ou persegue insistentemente a própria cauda. Nos casos de compulsão, o mais comum é que o cão lamba as próprias patas ou a cauda, mas há casos que o cão quer lamber exageradamente pessoas ou móveis e objetos.
As compulsões podem ter causa fisiológica, como alergia ou infecção, mas a motivação mais frequente costuma ser psicológica, resultante de estresse ou tédio em decorrência de alterações no ambiente físico ou social. Podem estar relacionadas a casos como a chegada de novo membro na família, mudanças de residências, ou alteração na rotina dos donos, falta de atenção, ou de distração e de exercício. Pode ser também que ele esteja querendo chamar atenção, caso ele tenha recebido carinho por lamber muito no passado e ter sido recompensado por este comportamento.
Mesmo que você não conviva tanto com o cão, pode observar o excesso de lambeduras por meio de sintomas, tais como vermelhidão na pele, molhados onde ela ocorre ou feridas, neste caso é sinal de que o grau da compulsão é elevado, com risco de o cão vir a apresentar sérios problemas comportamentais e de saúde.
Algumas raças mais ativas precisam de espaço e de atividades para se exercitarem. Um cão extremamente ativo mantido recluso em pequenos espaços, com certeza sofrerá de estresse. O nível de ansiedade e estresse acaba produzindo comportamento direcionado à liberação da energia acumulada, e se lamber em excesso pode ser decorrente disto.
Lesões ou Dor
ocorre quando o cãozinho lambe compulsivamente uma área específica de sua pele, causando irritação localizada.
Esse comportamento pode ser uma resposta a alergias, estresse ou até mesmo dor. A lambida constante agrava a inflamação e pode levar a feridas e infecções secundárias.
As causas da dermatite por lambedura podem ser diversas, podem incluir alergias alimentares, alergias ambientais (como pólen ou ácaros), irritações devido ao contato com substâncias químicas, picadas de insetos, dor associada a problemas articulares ou ósseos, estresse emocional e ansiedade.
Tédio e Tensão Mental
Cachorros são animais inteligentes e precisam de estímulos mentais e físicos para se manterem saudáveis e felizes. Se eles não recebem a quantidade adequada de exercício e estímulo mental, podem ficar entediados e começar a lamber suas patas como uma forma de passar o tempo.
Quando Você Deve se Preocupar com o Comportamento de Lamber as Patas?
Embora seja normal que os cachorros lambam suas patas de vez em quando, é importante estar atento a sinais de que algo pode estar errado. Se o seu cachorro está fazendo isso de forma excessiva ou demonstra outros sintomas preocupantes, como inchaço, vermelhidão, manchas ou feridas nas patas, é hora de agir. Aqui estão algumas situações em que você deve se preocupar:
Lambedura Excessiva
Se o seu cachorro está lambendo suas patas constantemente, a ponto de causar irritação na pele ou feridas, isso é um sinal claro de que algo não está bem. É importante investigar a causa subjacente.
Mudanças de Comportamento
Se o comportamento de lamber as patas é acompanhado por mudanças no apetite, sono ou atividade, pode indicar que seu cachorro não está se sentindo bem e precisa de atenção veterinária.
Inchaço ou Feridas
Qualquer inchaço, ferida, ou mudança visível na aparência das patas do seu cachorro deve ser examinada por um médico veterinário. Pois pode indicar uma lesão ou infecção que precise de tratamento imediato.
Afinal, o que fazer quando o cachorro lambe muito a pata?
Se você notar que seu cachorro está lambendo suas patas com frequência e isso está causando preocupação, é hora de tomar algumas medidas:
Consulte um Veterinário
A primeira e mais importante coisa a fazer é agendar uma consulta com um médico veterinário. Um profissional de saúde animal poderá examinar seu cachorro, determinar a causa do comportamento e recomendar o tratamento apropriado.
Mantenha as Patas Limpas
Se a lambida nas patas for devido à sujeira, certifique-se de manter as patas do seu cachorro limpas e secas. Isso pode ajudar a reduzir a necessidade de lambedura excessiva.
Elimine Possíveis Alergias
Se a alergia for a causa, seu médico veterinário pode recomendar uma mudança na dieta ou o uso de medicamentos para aliviar os sintomas alérgicos.
Proporcione Estímulos Mentais e Físicos
Para cachorros entediados, é importante proporcionar estimulação mental e física adequada. Passeie com seu cachorro regularmente, ofereça brinquedos interativos e desafios mentais para mantê-lo ocupado.
Considere a Ajuda de um Comportamentalista Canino
Se a lambedura for resultado de estresse ou ansiedade, um comportamentalista canino pode ajudar a identificar e abordar os problemas subjacentes de comportamento.
Os cachorros lambendo suas patas podem ser uma visão comum, mas é essencial prestar atenção quando esse comportamento se torna excessivo ou está associado a outros sintomas. Pode ser um sinal de que algo está errado e que seu peludo amigo precisa de cuidados adicionais.
Sempre consulte um médico veterinário para avaliar a situação e garantir a saúde e o bem-estar do seu cachorro. Com os cuidados adequados, você pode garantir que seu companheiro canino tenha uma vida feliz e saudável.
Como interromper as lambeduras ?
Primeiro consulte o médico veterinário para identificar a causa. Na maioria das vezes o problema é resolvido por meio de reeducação comportamental, com o acompanhamento de um profissional especialista em comportamento animal. Caso não seja obtido o resultado esperado, pode-se associar a utilização de medicamentos que regulam as moléculas químicas do cérebro. Com isso, é produzida a excitação do organismo produzida pelos estímulos causadores da ansiedade.
Promover atividades como brincadeiras rápidas diversas vezes por dia e passear mais frequentemente para gastar mais energia do cão e lhe proporcionar mais distrações também ajuda a resolver.
Como Tratar?
Todos os moradores da casa devem estar engajados no programa de recuperação do cão que lambe por compulsão. Se por um lado, é preciso ignorar o animal enquanto prática lambedura compulsiva. Por outro lado, estimula-se o cão a ocupar o tempo com atividades diversas. Por exemplo, ao nos aproximarmos dele, podemos oferecer um brinquedo que o entretenha.
Uma opção caseira interessante é o da garrafa PET com ração e furinhos que requerem habilidade para a retirada dos grãos. Recomenda-se proporcionar mais passeios e brincadeiras que gastam energia, como pegar bolinha, e promover atividades que estimulem instintos como farejar e caçar. Use a imaginação lembrando que o cão tem necessidades diferentes das nossas. Alterne brinquedos no dia-a-dia.
Adestramento
O adestramento traz diversos benefícios, inclusive ajudando a gastar energia e proporcionando distração e companhia, contribuindo assim para diminuir as compulsões. Ensine comandos ao cão. Um treino útil para ensinar é colocar um petisco no chão, dizer “não” e recompensar o cão sempre que ele não insistir em pegar a guloseima.
O resultado costuma aparecer mais rapidamente quando o trabalho é feito com filhote ou mesmo com cão adulto que foi apresentado a vários estímulos no período da sociabilização. Não são raros os proprietários que, por falta de informação ou de tempo, não dão importância á compulsão ou que, apesar de tentarem resolvê-la, ainda não acharam a forma de obter sucesso.
Caso precise de auxilio, procure um especialista em adestramento. Além de tratar o problema da compulsão de forma correta, ele ajudará a evitar que o seu cão venha a desenvolver outros problemas comportamentais.
Meu cão se lambeu tanto que causou ferida, oque fazer ?
O tratamento mais eficaz neste caso é o Balm da Animal Balance, aliviando imediatamente a dor e ao mesmo tempo tratando as feridas feitas pela lambedura em excesso.
Com ativos naturais o Balm consegue reestruturar a pele do seu cão tratando da ferida e desestimulando a coceira de imediato e sem agredir a pele pois só conta com ativos naturais em sua composição.
Chega do seu animalzinho sentir dor não é mesmo ? Venha conhecer nossos produtos e dar o alivio que seu pet merece agora mesmo!