As doenças mais comuns em Shih-Tzu

Qualquer cão pode sofrer com problemas de saúde. Contudo, algumas raças, devido à manutenção de sua carga genética para manter as chamadas “raças puras” acabam sendo mais dispostas a determinados problemas de saúde do que outras.

Por serem genéticas, também são doenças hereditárias, ou seja, são levadas para as futuras gerações do pet.

Um exemplo disso são os cães da raça Shih-Tzu.

Alguns dos principais problemas de saúde estão diretamente ligados a genética da raça, ou seja, eles não têm cura.

- Síndrome da braquicefalia

Problema que acomete os cães de focinho curto (ou achatado), que causa graves problemas respiratórios ao animal, além de problemas relacionados ao calor, cachorros braquicefálicos não conseguem regular a temperatura do corpo .

- Insuficiência Renal

Os sintomas mais comuns da doença renal são a perda de apetite, aumento no consumo de água e, como problema genético, o animal pode nascer com disfunções na constituição dos túbulos renais ou, em alguns casos, com apenas um rim. Se não for tratada adequadamente, a insuficiência renal pode levar o pet à morte.

- Problemas de pele e alergias

O Shih-tzu está entre as raças que mais sofrem com problemas de pele, como alergias e dermatites.

Um dos mais comuns é piodermite, doença que ataca a epiderme e o pelo, são lesões que podem ser superficiais ou mais profundas, sendo causada por uma bactéria chamada Staphylococcus pseudintermedius.

A dermatite atópica é outro problema comum nesses cães e entre as causas mais prováveis está o contato direto com substâncias que o pet possa ser alérgico, como produtos de limpeza e higiene, ou até mesmo materiais comuns da casa, como materiais sintéticos usados em carpetes, cobertores e outros.

A dermatite causa coceira que, se não tratadas, podem acarretar em feridas.
Ingredientes usados na alimentação do pet também são fatores. Milho e soja, por exemplo, são altamente alérgicos e podem estar presentes até em rações mais caras.

Além dos problemas na pele, a dermatite também pode causar vômito e diarreia, fazendo com que o animal perca peso com muita facilidade. Por isso, a qualquer sinal da doença, o tutor deve levar o cachorro ao hospital veterinário o mais rápido possível.

- Problemas oculares

Muitos problemas oculares também podem atrapalhar a vida desses cãezinhos, o Shih-tzu têm olhos grandes e órbitas rasas, o que os dá aquele visual de “olho esbugalhado”. Como são animais de pelos longos, o contato dos pelos com os olhos pode causar irritações e até lesões mais séries, que pode causar úlcera na córnea.

O corte dos pelos próximos a região dos olhos pode ajudar a resolver esses problemas, contudo, alguns profissionais indicam apenas que os pelos do pet sejam presos.

Esse problema também é comum em animais de pelos mais longos, como o Lhasa Apso e o Pequinês, por exemplo, as três raças, inclusive, são consideradas “primas”, e sofrem com problemas de saúde bem semelhantes.

A lagoftalmia provoca o não fechamento adequado das pálpebras do pet, deixando os olhos expostos ao ressecamento, e facilitando traumas, como os mencionados anteriormente e a conjuntivite.

Problemas mais sérios como atrofia progressiva de retina e displasia da retina (camadas de tecido dobrado na retina em sentido oposto ao normal) podem causar perda parcial ou completa da visão.

 

- Problemas na coluna e displasia

O Shih Tzu também sofrem de problemas devido às costas longas. Principalmente quando estão em uma idade mais avançada, podem sofrer de problemas na coluna .

Como quando os discos intervertebrais que amortecem a coluna do pet saem do lugar, se rompem ou incham, causando fortes dores ao animal.

Displasia é ocasionada pela má formação das articulações que ligam os ossos da coxa, fêmur e bacia. A displasia coxofemoral problema é comum em diversas raças.

A raça Shih Tzu é originária da China, onde era criada como cão de companhia para a nobreza chinesa. O nome "Shih Tzu" significa "cão leão" em chinês, devido ao seu aspecto majestoso e pelagem densa e comprida, que lembram a juba de um leão.

Os primeiros registros da raça datam do século XVII, durante a dinastia Ming, e os cães eram criados exclusivamente pelos nobres chineses. Acredita-se que o Shih Tzu seja resultado do cruzamento entre o Lhasa Apso e o Pequinês.

A raça só foi introduzida no ocidente no início do século XX, quando a imperatriz Cixi, da dinastia Qing, presenteou alguns exemplares de Shih Tzu para diplomatas estrangeiros. Desde então, a raça se popularizou em todo o mundo, sendo criada tanto como cão de companhia quanto em competições de beleza canina.

Os cães da raça Shih Tzu se tornaram populares por serem animais de companhia extremamente carinhosos e adaptáveis. No entanto, assim como qualquer outra raça, eles são propensos a desenvolver algumas doenças.

doenças mais comuns em Shih Tzu do que em outras raças caninas. O Shih Tzu é um dos cães de companhia com maior popularidade. Além de se adaptar facilmente em ambientes internos, é uma ótima raça para crianças.

O cão da raça Shih Tzu possui características específicas e é predisposto a desenvolver certos problemas de saúde. Saiba quais são e quais os sintomas que você mesmo pode identificar.

Doenças de pele em Shih Tzu

O cachorro Shih Tzu possui predisposição a problemas dermatológicos, principalmente às dermatites. A coceira intensa com presença de descamação e feridas pode ser sinal de dermatite atópica. A doença pode ser desenvolvida por diversos fatores, como bactérias, má alimentação e até mesmo produtos químicos que, a princípio, parecem inofensivos.

O tratamento da dermatite canina deve ser iniciado o quanto antes para não prejudicar a saúde da pelagem do animal. A última novidade é um medicamento biológico injetável aprovado no Brasil. Trata-se de uma solução pioneira baseada na ação de um anticorpo monoclonal. O chamado Cytopoint é responsável por inibir uma proteína que desencadeia a dermatite em cães. As injeções são administradas em intervalos que variam de quatro a oito semanas, dependendo da avaliação do médico-veterinário.

Dermatite em Shih Tzu: características e cuidados

- Sinais da dermatite: fique atento ao ver o seu Shih Tzu com incômodo na cabeça, se coçando excessivamente e se há a presença de feridas.

- Alimentação do Shih Tzu: não ofereça leite e seus derivados para o pet, esses alimentos podem causar alergia canina. Opte sempre por uma ração super premium para Shih Tzu.

- Banho do Shih Tzu: sempre busque indicação de produtos de higiene com o seu veterinário e nunca use água muito quente.

- Cuidados com o Shih Tzu em casa: mantenha os locais preferidos do seu pet limpos e arejados. Também é importante controlar possíveis infestações de pulgas e carrapatos.

- Outros tratamentos: alguns tratamentos podem incluir sprays, pomadas e até mesmo remédios para infecções secundárias. Converse com o médico-veterinário.

Doenças no olho de Shih Tzu

Entre os principais problemas de saúde do Shih Tzu, estão as doenças oculares. A raça possui predisposição a desenvolver problemas nos olhos. Por ter uma estrutura facial pequena, os olhos do Shih Tzu ficam mais expostos, facilitando a ocorrência de traumas.

Além disso, os pelos do cachorro, quando em contato frequente com os olhos, podem causar irritações oculares.

Shih Tzu com olho seco

O ressecamento da superfície ocular pode deixar o Shih Tzu com o olho seco. Vários fatores podem desencadear o problema, como pelos longos em atrito com os olhos, dormir de olho aberto e herança genética. O principal sintoma do olho seco é a secreção ocular.

O normal é que você tenha que limpar os olhos do seu cão uma vez ao dia, mais que isso já é sinal de ressecamento.
Caso notar esse sintoma, leve o seu pet ao veterinário para que ele inicie o tratamento correto.

Shih Tzu com úlcera de córnea

Os cães Shih Tzu possuem olhos mais proeminentes em comparação às outras raças. Portanto são cachorros que possuem predisposição a desenvolver úlcera de córnea, que pode ser causada por traumas externos, como brigas, galhos de plantas e até mesmo autoagressão.

Normalmente, a autoagressão está relacionada a problemas que estimulam o contato das patas com os olhos, como coceira excessiva decorrente de alergias.
Trata-se de uma doença ocular canina que se agrava muito rápido, pois quando tem ferida, a bactéria se prolifera em poucos dias, sendo capaz de gerar uma infecção em todo o olho do animal.

Se o Shih Tzu estiver por muito tempo com o olho fechado e com dificuldade de abri-lo, demonstrando claramente um desconforto, leve-o ao veterinário.

Lagoftalmia em Shih Tzu

Outra doença ocular comum em Shih Tzu é a lagoftalmia. Cães com esse tipo de problema não conseguem fechar as pálpebras completamente e proteger a córnea do ressecamento e de traumatismos. Os sintomas mais comuns são lesões na córnea, opacidade e pigmentação.

O tratamento da lagoftalmia pode ser cirúrgico ou, dependendo do caso, com o uso de lubrificantes tópicos. Leve o seu pet ao veterinário para que ele indique a melhor solução.

Acelera o processo de cicatrizaçãoAlergiaAlergia em gatosAlopecia em cãesAnimal balanceBanhoBarbatimaoBuldogue francesBuldogue inglesBulgogueBullBull terrierBulldogBulldog francesBullgog inglesCalvície caninaCaspaCaspa caninaCicatrizante de curcuma para cachorroCicatrizante para dermatite petCicatrizante petCistoCoceirasCopaibaDapeDemodicioseDermatite alergicaDermatite em cãesDermatite seborreicaDermatite seborreica caninaFungosGatoGatosGoldenGolden retrieverHuskyHusky siberianoIrritação na peleLambedurasLepra caninaLuluLulu da pomeraniaMalasseziaMalassezia caninaMicosePele descamandoPelosPerda de pelosPiodermitePomada para dermatite cachorroPomada para dermatite em caesPugPugsRessecamentoSarnaSarna demodecicaSarna negraShar-peiSharpeiShih tzuShistzuSubpeloVermelhidões