Dermatite seborreica canina: causas, sintomas e tratamento

O que é a dermatite seborreica canina?


A dermatite seborreica é a inflamação secundária à seborreia, que, por sua vez, é uma alteração de pele em que a renovação e a queratinização celular está alterada, e, além disso, a produção das glândulas sebáceas está aumentada.

A dermatite canina, portanto, é um agravamento do quadro de seborreia, caracterizado pela inflamação. Isso, por sua vez, pode provocar sintomas como prurido (coceira) e o surgimento de feridas.




Em relação à seborreia, a especialista diz que, embora não sejam termos propriamente técnicos, duas denominações já tiveram seu uso incorporado para facilitar a classificação de pacientes na rotina da clínica veterinária. São elas:

* dermatite seborreica “seca”, na qual predominam os processos de disqueratinização e descamação da pele
* dermatite seborreica “oleosa”, na qual predomina o aumento da produção de sebo.

Principais causas da seborreia e grupos mais suscetíveis


A seborreia pode ser do tipo primária ou secundária. No caso da secundária, a dermatologista explica que as principais causas do problema são alergopatias, doenças endócrinas, além das doenças nutricionais, parasitárias e infecções bacterianas e fúngicas, ainda que de forma menos comum.

Já no que diz respeito à seborreia primária, está ligada a fatores genéticos e raciais. Isso significa que determinadas raças são geneticamente mais predispostas que outras ao problema. Entre elas, podemos citar:

* Cocker Spaniel;
* Dachshund;
* Basset Hound;
* Golden Retriever;
* Labrador Retriever;
* Pastor alemão;
* West Highland White Terrier.

Para tutores de cães pertencentes a essas raças, a boa notícia é que já existem produtos que ajudam a manter o equilíbrio da pele, como os produtos da Animal Balance, que possuem ativos naturais para fazer todo o tratamento completo para a pele do seu pet !

Lembrando que check-ups regulares também são importantes para manter a saúde do pet sempre em dia.

Diagnóstico e tratamento


Agora você deve estar se perguntando como tratar dermatite seborreica canina.

O diagnóstico e o tratamento tanto da seborreia quanto da dermatite seborreica em cães é feito, no geral, de forma clínica. Confirmado o problema, a especialista diz que não existe cura para a seborreia de base primária, mas é possível controlá-la.

 

 

O tratamento para dermatite seborreica canina, no caso da seborreia secundária, consiste no controle da causa de base, sejam doenças endócrinas, parasitárias, problemas nutricionais, etc.

Porém, no geral todos os casos se beneficiam do uso de shampoos com ação desengordurante para aqueles com ‘seborreia oleosa’ e com ação de remoção de escamas e renovação celular ordenada por meio da promoção de queratinização celular para aqueles com seborreia ‘seca'.

Vale destacar que qualquer medicamento, incluindo o shampoo para dermatite seborreica canina medicamentoso, deve ser usado apenas sob prescrição veterinária.

Em caso de suspeita de seborreia e dermatite seborreica em seu amigo de quatro patas, agende uma consulta para ele, Assim, o especialista irá recomendar o tratamento adequado e ensinará o tutor a como tratar dermatite canina e a seborreia.

 

Acelera o processo de cicatrizaçãoAlergiaAlopecia em cãesAnimal balanceBanhoBarbatimaoBuldogue francesBuldogue inglesBulgogueBullBulldogBulldog francesBullgog inglesCalvície caninaCicatrizante de curcuma para cachorroCicatrizante para dermatite petCicatrizante petCistoCoceirasCopaibaDapeDemodicioseDermatite alergicaDermatite em cãesDermatite seborreicaDermatite seborreica caninaFungosGoldenGolden retrieverHuskyHusky siberianoIrritação na peleLambedurasLepra caninaMalasseziaMalassezia caninaMicosePelosPerda de pelosPiodermitePomada para dermatite cachorroPomada para dermatite em caesPugPugsRessecamentoSarnaSarna demodecicaSarna negraSubpeloTratamento natural para dermatite em cãesVermelhidões